Um sal é uma substância que resulta da combinação de um ácido com uma base. Existem vários tipos de sais (cloretos, sulfatos, nitratos, nitritos).

Os sulfatos encontram-se dissolvidos nas águas e presentes nas rochas, em atmosferas marítimas e na poluição. Os cloretos existem no solo e em atmosferas marítimas.

Enquanto os carbonatos podem ter origem na água e em alguns inertes de argamassas, os nitratos podem resultar de reacções com poluentes atmosféricos ou da actividade biológica de algumas bactérias.

Aquilo a que se chama salitre, que certamente já viste nas paredes dos monumentos ou na tua própria casa, é um nitrato de potássio que existe em certos solos. Se as paredes estão em contacto com o solo que contém salitre, ou se na sua construção foi utilizada terra ou areia contaminada com sais, esse edificio, se houver muita humidade, pode sempre ganhar salitre. A água dissolve o nitrato da terra transportando-o para o superficie das paredes. À medida que a água evapora, o salitre vai aparecendo na forma de cristais.

Vem perceber o que acontece quando os sais cristalizam na pedra.